domingo, 1 de agosto de 2010

Ilha do Marajó, ilha doce...
















A viagem à Belém, além de todas as maravilhas, me proporcionou conhecer a Ilha do Marajó, maior ilha fluviomarinha do mundo. E valeu a visita!!!
A travessia por si só é uma aventura. É realizada numa balsa gigantesca onde vemos adentrar inúmeros caminhões, ônibus, motos, bicicletas, pessoas, animais e as cargas mais diversas. Dura em torno de 3 horas e você a começa de madrugada e a faz contemplando o nascer do sol mergulhado numa infinidade de águas.
A Ilha localizada na foz do Amazonas é onde está o maior rebanho de búfalos do Brasil e na ilha a população desses animais é maior do que a humana. O búfalo de origem asiática, trazido no final do século passado para o Brasil, se adaptou melhor ao clima amazônico, especialmente Ilha do Marajó - bobinhos esses animas, né?!?!. Eles são companheiros constante nas estradas e rodovias toda vez que estivermos passeando pela ilha. E assim se deu.

As praias enormes, com ondas e com horizonte de água à frente, em nada difere do mar. Aliás, frequentemente eu saboreava a água para conscientizar minha visão que era realmente água doce, pois meus olhos recusavam frequentemente essa realidade.

E como somente os prazeres espirituais não são suficientes aproveitamos a estadia para degustar a carne de búfalo (deliciosa) com queijo de búfala. E para entrar verdadeiramente no clima local saboreamos as frutas da terra inseridas no melhor contexto possível, na forma de caipirosca de carambola, bacuri, cupuaçu... claro, né?

No aeroporto, no retorno, tão familiarizados já estávamos com a terrinha que misturamos vodka com sorvete de açai e a despedida se tornou mais doce, mas não menos saudosa...