sábado, 15 de novembro de 2014

Voltando do (no) mundo dos mortos...

Após séculos, retorno de outro mundo para enfim aterrizar novamente nesse blog.

Ocasionalmente o trabalho, o cotidiano, as horas tortas, vão tomando nosso tempo, nosso fôlego, nossa existência, que quando nos surpreendemos passaram-se dias, meses, mortes-vidas e paramos atônitos num labirinto sem nem saber que estávamos perdidos de nós...

E, sem mais blá-blá-blá, foi isso que me aconteceu.

Porém, se o blog ficou adormecido, os escritos e as artes plásticas idem, a alma ainda suspirava posto que criei minha página e uma para homenagear Frida Kahlo no facebook.

E da página de Frida contactei pessoas, e dessas fui convidada para participar da segunda exposição do Projeto Sou Frida - autoria da artista Ana Austin - e dessa vez tendo como "mote" o Dia dos Mortos.
Foi então que em dois dias -01/02 de novembro deste - criei esta obra:

"VIVA LA MUERTE" (Jeanne Maz)
Série: Só-Frida. Tamanho 29 X 29 cm. Colagem, acrílica e vinílica s/madeira. 2014

Historieta da obra:

Alguns dizem que a última obra de Frida foi Viva la Vida e foi partindo desse pressuposto que criei a obra homenageando a vida na morte.
Segundo a tradição mexicana no dia 2 de novembro "los muertos" têm permissão divina para visitar a terra, e por isso, nós devemos recebê-los com festa e atraí-los com suas comidas, bebidas e músicas favoritas, além de fazer um altar onde jazem os símbolos que liguem os dois mundos: fotografias cheias de recordações, imagens religiosas, incensos, caveiras, doces, e muitas velas iluminando o caminho, para que eles encontrem rapidamente o caminho da vinda, mas não se percam na volta...

Me apropriei da oportuna e bela imagem da Morte do filme "Festa no céu" de Guillermo Del Toro, adicionei o mundo de Frida, misturei com símbolos de morte/vida, sofrimento( medievais, celtas, astecas, etc) e eis o resultado: foto da obra completa e um foco nas Fridas.

Nenhum comentário: