quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Para minha quase cinquentenária Brasília


Não se se já falei, mas sou pernambucana de nascimento e com quase toda parentela nascida por aquelas bandas. Saí de lá com 8 anos e fui morar em Teresina (PI) onde estudei, me formei e vivi 16 produtivos anos. Mas era estrangeira nas duas terras...
Em Pernambuco me consideravam piauiense, riam do meu sotaque e da falta de conhecimento sobre o estado. No Piauí sempre que eu reclamava do calor -e o fazia, tal qual todo piauiense que se preze - insistiam em dizer que eu não amava a terra por ser pernambucana. E foi sempre assim...

Quando cheguei em Brasília para morar, em 1992, amei de paixão a cidade. Como aqui quase todo mundo vem de outros cantos e tem origens viajeiras demais, eu fui imediatamente adotada por esta capital e é o lugar onde verdadeiramente me sinto em casa. Não troco por nenhum lugar do mundo!

Aqui é o "meu cantinho" e assim eu canto a minha terra:

BRASÍLIA SENHORA

Nas esquinas ausentes
Abraço esta menina
De quadras pareadas
De ruas paralelas
De paralelepípedos verticais
De velocidade controlada

Beijo esta dama
A Brasília dos ipês
Das misturas de credos
Das matizes cantadas
Do céu mescladamente ímpar
Das tribos que se unem
Da força do concreto
Da vias arborizadas

Te quero grandiosa,
Selvagem, mística
Sempre assim
Repleta de possibilidades
Senhora de mim


04/12/2008
Jeanne Maz

Nenhum comentário: