sábado, 31 de julho de 2010

Belém do Pará, onde os sinos nos chamam











































Quando os sinos tocam devemos ir:
Eu fui!!!

A estrela deste julho brilhou para eu ir a Belém, sem eu ter planejado antecipadamente e até - confesso! - sem muito interesse pela cidade.
Mas se o amor chama, devemos ir, sempre...então fui...

Porém, que surpresa deliciosa! Uma das melhores viagens da minha vida!
Me encantei com a cidade: histórica, harmônica, convidativa.
As pessoas são hospitaleiras e extremamente gentis, a comida é simplesmente sensacional e a cidade vibra de opções turísticas.
Em oito dias não deu para ver tudo, mesmo com meu esforço, nesse caso hercúleo, de o fazê-lo. Mas o que vi e vivi valeu...
Pretendo voltar breve com meus filhotos, pois qual é a graça de conhecer um lugar maravilhoso se não compartilhar com quem a gente ama, né?

Passado uma semana ainda guardo o cheiro, o colorido e o gosto dessa Belém, mais que sedutora, com sua Estação das Docas, seu centro histórico com a Casa das 11 Janelas, o Forte do Presépio e a Igreja da Sé, a cerâmica de Icoaraci, as praias da Ilha do Mosqueiro, os igarapés, as praias doces.
Bem, em breve espero que meus próprios sinos me levem de volta a essa "Cidade Morena", cidade feiticeira...

Chapada dos Veadeiros: terceiro capítulo


















Chapada dos Veadeiros oferece tantos atrativos que necessitei mais espaço para falar desse passeio e o dividi em capítulos a jornada.
Esse é o último da série.
Quando estamos na Chapada é comum que os animais nos surpreendam nas trilhas, desde que tenhamos paciência e curiosidade de encontrá-los.
Olha o que encontramos no meio do caminho na trilha do Vale da Lua!

E as aventuras são inúmeras: rapel, arvorismo, tirolesa. A foto é da tirolesa de 800m de queda. Se pensa que sou eu na foto, lamento informar, mas é meu filho que experimentou várias dessas aventuras. Nesse caso restringi-me ao papel de mãe: torcia, fotografava e me preocupava...
Minha valentia com alturas, se é que um dia existirá, deve ainda estar sendo gerada...

Bem, as cachoeiras, tantas, e de estruturas diversas me emocionaram; acho que meu ascendente escorpião, das águas profundas, sente uma atratividade enorme por esses banhos. Embora confesso que sou fascinada mesmo por águas, quaisquer. Isso já valeu até brincadeira da minha prima-irmão, Rita, que uma vez me segurou a mão e disse:
- Jeanne, deixa eu segurar tua mão quando a gente passar nessa poça dágua por que do jeito que tu gostas de água se eu me distrair tu pula nessa poça d`água, no meio da rua, com roupa e tudo.

Admito! Sou assim mesmo: praia, cachoeiras, piscina, rio, riacho, lago, córregos, poços...me atraem como imãs.

Então segue fotos das cachoeiras outras (além do Vale da Lua e do Parque Nacional) que me seduziram nos Veadeiros.
Em ordem: Almécegas II, Poço Encantado, São Bento e Almécegas I

Um capítulo à parte na Chapada dos Veadeiros: VALE DA LUA










Vale da Lua é um dos atrativos mais visitado da Chapada dos Veadeiros.
É um curioso vale rochoso com cânions e minigrutas que confere ao lugar uma aparência extraterrena e que valeu o nome de Vale da Lua, pois muitos acreditavam serem as suas pedras lunares.
Essas rochas foram esculpidas pelas águas ao longo de 600 milhões de anos e o Rio São Miguel percorre esse trecho formando várias piscinas naturais e nos convidando para um banho (vale frisar que em julho a água fica geladíssima, afastando as almas menos afeitas ao frio)

Acredito que há momentos e lugares que as palavras não têm como explicar, somente as imagens traduzem as verdadeiras impressões... fica nesse caso o meu registro que fala por si...