quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília 50 anos



Aniversário de 50 anos de Brasília é impossível fingir de morto, mesmo
quando a politicagem desvirtuosa ofuscou o brilho da festa.

Da maneira que sei melhor presenteio minha terra com uma poesia
que tem o lastro da minha terra natal - e nosso Manuel Bandeira - mas que é um canto de amor à cidade que adotei como minha:

MINHA BRASÁRGADA

Nas esquinas ausentes
procuro esta menina
e quadras pareadas
de ruas paralelas
de paralelepípedos verticais
de velocidade controlada

Mesmo sem amizade do rei
procuro esta dama
A Brasília dos ipês
Das misturas de credos
dos matizes cantados
do céu mescladamente ímpar
das tribos que se unem
da força do concreto
da vias arborizadas

Quero-te grandiosa,
Selvagem,
mística
sempre assim
Repleta de possibilidades
Senhora de mim

Jeanne Maz

Nenhum comentário: